• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

04/01/2019
7 dúvidas do aparelho ortodôntico para crianças

7 dúvidas do aparelho ortodôntico para crianças

Ele ainda é muito novo e existem várias dúvidas sobre essa necessidade. Mas uma coisa é certa: quanto antes ele resolver o problema, mais fácil será para ter um sorriso bonito.

Existem vários motivos que justificam o uso do aparelho em crianças. Em alguns casos, é apenas a estética. Em outros, é a necessidade de corrigir a mastigação, o desalinhamento dos dentes e a má oclusão.

Para entender o que é realmente válido no uso do aparelho, neste post apresentamos as 7 principais dúvidas e suas respostas. Acompanhe!

 

1. Existe uma idade certa para começar o tratamento?

Os aparelhos ortodônticos podem ser usados por crianças ou adultos. Por isso, não há qualquer informação sobre limite de idade. Porém, existem tratamentos que se adaptam melhor a determinadas faixas etárias. Quando isso ocorrer, o próprio dentista informará.

 

2. Qual é a idade mais adequada para se consultar com um especialista?

As visitas ao dentista devem iniciar, no máximo, com a irrupção dentária. No entanto, a partir dos 7 anos, já é possível marcar com uma consulta com um ortodontista. Caso seja diagnosticado algum problema de desenvolvimento, fica mais fácil resolvê-lo assim que identificado.

De toda forma, ainda que não esteja na hora de começar o tratamento, é importante fazer essas primeiras visitas ao especialista para garantir uma avaliação adequada, em vez de tardia. Essa medida evita complicações futuras.

 

3. Quem precisa usar aparelho ortodôntico para crianças?

Qualquer uma delas que tiver dentes tortos, tenha problemas respiratórios ou de mastigação.

 

4. O que significa adotar o tratamento interceptativo?

Em crianças e até o início da adolescência, muitos dentistas definem que essa é a melhor opção. Essa ideia é válida porque o tratamento interceptivo ou ortopédico utiliza o potencial de crescimento do indivíduo e dos ossos da face, bem como o período de troca dos dentes para reduzir o problema dentário ou esquelético.

A ideia é impedir que ele cresça e utilizar a facilidade de resolvê-lo no início para evitar que ele se agrave. Por isso, o tempo de tratamento varia, mas geralmente fica entre 6 e 18 meses.

 

5. É prejudicial a criança ter o hábito de chupar o dedo?

Esse hábito é comum na infância e é melhor que seja corrigido até os 5 anos. Até essa idade, os potenciais problemas que surgirem são automaticamente corrigidos. Depois disso, há efeitos indesejáveis para os dentes anteriores.

Isso acontece porque o espaço que o dedo ocupa impede a erupção natural dos dentes para as posições corretas. Assim, a mordida não é apropriada, ou seja, nem todos os dentes superiores entram em contato com os inferiores ao fechar a boca.

O mais comum é que as crianças que continuam a chupar o dedo tenham apenas os dentes posteriores em contato, enquanto os anteriores permanecem abertos. É a chamada mordida aberta anterior.

 

6. Quais são os sinais da necessidade de aparelho ortodôntico para crianças?

As principais indicações são:

  • desvio lateral da arcada superior se comparada à inferior;
  • hábito de chupar o dedo após os 5 anos;
  • dificuldades de mastigação;
  • desgaste excessivo ou desigual dos dentes;
  • espaços entre os dentes;
  • dentes superiores e anteriores cobrem a maioria dos inferiores;
  • dentes superiores e anteriores estão atrás dos inferiores;
  • sobreposição ou apinhamento dos dentes.

7. Quais são as vantagens de fazer o tratamento em crianças?

Os benefícios são variados. Além de aproveitar o crescimento da face para realizar as modificações necessárias, o aparelho ortodôntico evita a necessidade de cirurgias posteriores e reduz o surgimento de efeitos colaterais.

Por fim, o paciente também se sente mais satisfeito e melhora sua autoestima porque tem um sorriso mais bonito.

Portanto, se seu filho já está na idade de ir ao ortodentista, não perca tempo! Essa é a chance de resolver possíveis problemas e receber uma orientação adequada. Lembre-se: o aparelho ortodôntico para crianças é indispensável para garantir uma boa saúde bucal.

Agora que você á sabe a importância de fazer o tratamento desde cedo, aproveite para entender mais sobre a odontologia pediátrica e como escolher o dentista do seu filho.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing