• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

01/10/2018
Saiba como escolher uma escova de dentes ideal para você

Saiba como escolher uma escova de dentes ideal para você

Todos os dias, você se alimenta e faz a higienização da boca em seguida. O indicado é três vezes por dia, inclusive com fio dental. Mas você conhece a importância de saber como escolher uma escova de dentes ideal?

Com o apetrecho errado, nem sempre a limpeza fica bem-feita. Além disso, uma escova bastante usada e com as cerdas prejudicadas deixará resíduos nos dentes.

Então, o que fazer para escolher a escova perfeita? A seguir, traremos algumas dicas bem práticas. Quer saber quais são elas? Acompanhe!

Quais são os tipos de escova?

Existem vários tipos de escova. Conhecer os formatos é a melhor maneira de reconhecer a ideal. Por isso, explicamos todos os modelos em seguida.

Cerdas macias ou extramacias

São indicadas para os dentes de leite e os permanentes, porque não agridem a gengiva e garantem boa remoção de resíduos e placa bacteriana. O recomendado é que tenham formato de cabeça arredondado para limpar toda a boca.

Cerdas duras ou médias

São recomendadas para próteses, dentaduras e outros tipos de implantes. Não são, de modo geral, indicadas para dentes permanentes, porque podem prejudicar a gengiva e o esmalte dentário.

Com isso, há aumento da possibilidade de doenças periodontais, infecções e problemas de sensibilidade. Ao usar esse modelo, é melhor fazer movimentos circulares suaves e lentos.

Cabeça pequena

É sugerida para pessoas que têm boca pequena, ainda contam com os sisos ou sofrem alguma limitação na abertura. Alcançam partes de difícil acesso e escondidas.

Cabeça angular

Alcança a superfície interior dos dentes, principalmente dos frontais superiores e inferiores. Essas são áreas de difícil acesso e, por isso, costumam acumular tártaro.

Como escolher uma escova de dentes ideal?

A melhor escova é aquela que se encaixa nas características da sua boca. Mas como fazer essa avaliação? Existem algumas dicas práticas, como as que listamos abaixo.

Verifique as cerdas

Esse pode não ser um detalhe para o qual você presta atenção. Mas as cerdas são bastante importantes. São elas que tiram a sujeira dos dentes e garantem o máximo de limpeza.

Por isso, o mais recomendado é contar com as mais macias, que contribuem para a eliminação da placa bacteriana sem machucar a gengiva ou desgastar o esmalte dentário.

Por outro lado, se você usa uma prótese, a escova com cerdas mais duras é a recomendada.

Analise o formato

A cabeça da escova, especialmente, é muito relevante na hora da escovação. Se você mantém os sisos ou tem a abertura da boca limitada, o ideal é usar uma de formato menor e arredondado. Esse tipo será capaz de alcançar áreas escondidas e eliminar a placa bacteriana existente.

Se sua situação for diferente, é melhor selecionar uma escova com cabeça maior. Caso tenha aparelho ortodôntico fixo, o formato em V é mais indicado, porque também limpa bráquetes e fios.

Considere a escova elétrica

Esse modelo é indicado para facilitar a limpeza, especialmente no caso de idosos, pessoas com deficiência e crianças. Nesses casos, a escova elétrica traz mais autonomia. Ainda assim, pode haver perdas na habilidade de escovação. Por isso, é recomendada para quem tem dificuldades motoras.

Pergunte ao seu dentista

Seu profissional de confiança será o mais indicado para informar o tipo de escova ideal para a sua boca. Ele avaliará o tamanho da cavidade oral, alguma condição especial e de que forma potencializar a limpeza dos dentes.

Agora você aprendeu como escolher uma escova de dentes ideal para você? Pode ter certeza que com as dicas que repassamos, você acertará na escolha e fará uma higienização bucal muito mais precisa.

Para saber mais sobre a importância da saúde da boca, que tal conhecer um dos problemas que podem surgir? Saiba mais sobre a gengivite e entenda a inflamação nas gengivas.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing