
Dente de porcelana: diferenças entre lente de contato, faceta e coroa
Optar pelo dente de porcelana é uma alternativa viável para quem deseja ter um sorriso bonito. Esse material pode ser usado para três tipos de tratamento diferentes: lente de contato, faceta e coroa. Cada um deles serve para um tipo específico de situação e alcançam o mesmo resultado.
Porém, eles têm diferenças claras, que precisam ser conhecidas e bem explicadas pelo dentista antes de o paciente tomar a decisão. É por isso que criamos este artigo.
Aqui, você entenderá como funcionam os procedimentos e de que forma ajudarão a melhorar sua aparência e conquistar mais autoestima. Confira!
O que é a lente de contato?
A lente de contato é uma lâmina que varia de 0,2 a 0,4mm e é fabricada em porcelana na maioria dos casos, mas também pode ser feita em cerâmica. O molde é realizado por uma impressora tridimensional, para que se ajuste exatamente à boca do paciente. Depois de estar pronto, o material é colocado sobre o dente.
Esse procedimento é indicado para casos em que o dente está quebrado, fissurado, é assimétrico etc. Em algumas situações, a lente é implementada sem desgaste, mas pode ser necessário fazer uma leve degradação na superfície do dente que receberá o material.
A vantagem é que, em boa parte dos casos, o paciente não precisa usar uma prótese provisória até que o molde esteja pronto. Isso acontece porque a estrutura dentária é preservada.
Além disso, a lente é fabricada em material durável e resistente, e é capaz de recuperar a função e a resistência da mordida.
O que é a faceta de porcelana?
É um procedimento bastante parecido com a lente de contato, mas é mais recomendado para pacientes com dentes que exigem mais restauração e/ou que requerem alterações de cor e formato. Seu uso também é recomendado para desalinhamentos, lascas dentárias e fraturas.
A faceta é de porcelana, mas também pode ser fabricada em resina composta ou cerâmica pura. Da mesma forma que o modelo anterior, o molde é feito de acordo com a boca do paciente.
No entanto, o desgaste necessário é maior. Por isso, a estrutura das facetas é mais grossa que a das lentes. Após estar pronto, o molde é colado sobre o esmalte dentário a partir de um procedimento específico. A consequência é força, resistência e uma aparência natural para o sorriso.
O que é a coroa?
O último dente de porcelana é a coroa dentária, usada em tratamento de canal, pino intrarradicular ou qualquer outro incidente que tenha prejudicado a região de maneira mais significativa.
No caso da coroa, o procedimento é feito sobre todo o local, para fazer uma espécie de substituição da região afetada. O resultado é uma estética parecida à dos dentes naturais.
Seu uso pode ser feita sobre o implante, o dente ou como base para a ponte fixa.
Outra possibilidade é usar a coroa para ligar para uma prótese, proteger um dente enfraquecido, substituir uma restauração grande ou cobrir uma região deformada.
Qual é o melhor dente de porcelana?
Tudo depende da sua necessidade. Por isso, é fundamental visitar um dentista e verificar qual é a recomendação para o seu caso. Em qualquer um dos casos, o benefício de usar a porcelana é sua compatibilidade com os tecidos gengivais e a possibilidade de fazer a reconstrução funcional de áreas com sofreram a perda de um ou mais dentes.
A porcelana também é uma alternativa interessante para ter um sorriso bonito e sem metal, assim como afastar o aparecimento de manchas cinzas na região da gengiva. Ainda possuem capacidade de combinar com a coloração natural dos dentes vizinhos e proteger os que estão enfraquecidos e até restaurar implantes dentários.
Em suma, escolher um dente de porcelana é uma decisão que deve ser tomada junto ao seu dentista de confiança. Agora é só marcar a sua consulta e verificar o melhor tratamento para o seu sorriso!
Achou interessante a explicação sobre os dentes de porcelana e quer conhecer melhor o assunto? Aproveite e leia tudo que você precisa saber sobre lentes de contato para os dentes.