• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

23/07/2018
Dente siso – Mitos e verdades

Dente siso – Mitos e verdades

Quase todo mundo conhece alguma história sobre o siso. Muita gente fala que a cirurgia foi ruim e que ficou inchada por alguns dias. Mas será que esses relatos realmente são verdadeiros ou apenas mitos?

Quando falamos sobre esse dente, o assunto é um tanto polêmico. Por isso, é imprescindível saber o que é realmente verdade e deixar de lado as preocupações desnecessárias.

É o que vamos fazer neste post. Aqui, vamos conhecer as perguntas mais comuns e responder o que é correto. Acompanhe!

As características do siso

Esse dente é um molar que está na última posição de cada um dos lados da arcada dentária. Aparecem somente depois de todos os permanentes nascerem. Por isso, é comum em pessoas entre 16 e 20 anos.

É comum ter que tirar o siso, porque atualmente esse dente deixou de ser necessário. Ele tinha um papel importante ainda na época primitiva e, portanto, é um remanescente da evolução.

Porém, o pouco espaço na boca faz com que arrancar seja uma boa alternativa, inclusive para evitar dor de dente. No entanto, extrair é apenas uma possibilidade, depende de atrapalhar a arcada dentária. Caso contrário, os quatro sisos podem ser mantidos.

Essa breve explicação já apresenta algumas informações importantes, mas ainda há outros mitos que precisam ser desvendados.

Mitos e verdades sobre o siso

Uma boa parte das pessoas precisa arrancar esse dente. Segundo dados divulgados no jornal O Tempo, entre 70% e 80% passam pela cirurgia para evitar um problema maior na arcada dentária ou devido a incômodos.

Essa situação gera muita confusão sobre o que é certo ou errado. Veja, a seguir, o que é mito e verdade.

Todo mundo tem o siso?

Esse é um mito, porque, devido à evolução, cada vez mais pessoas nascem sem esse dente. É importante saber que eles podem ocorrer, mas ainda estão em extinção.

O siso pode ter cárie antes de nascer?

Esse é outro mito, porque qualquer dente só está exposto a ácidos e placa bacteriana depois de terem saído da gengiva. O que pode acontecer, no entanto, é surgir apenas uma ponta dele, que está sujeita às cáries.

O nascimento do siso sempre dói?

O dente pode nascer sem problema algum, tudo depende do espaço disponível na boca. Por isso, é comum haver dor ou sangramento. Isso acontece quando parte da gengiva recobre o siso e ocasiona uma infecção pela dificuldade de limpeza. Nesses casos, o ideal é consultar um dentista.

Pode haver problema no alinhamento dos dentes devido ao siso?

Essa informação é verdadeira. Esse molar é o último a nascer e pode forçar os outros dentes para frente quando o espaço é insuficiente. Como resultado, há um desalinhamento. Contudo, essa informação nem sempre é válida.

A fala, a movimentação da boca e a respiração podem ser afetadas?

A evidência científica dessa situação é nula. O último molar só atrapalha quando há inflamação na gengiva, mas o problema é relativo somente à movimentação da boca.

O siso que não nasceu pode provocar perda óssea?

Essa informação é verdadeira, mas a ocorrência do problema é bastante rara. É válida apenas quando há inflamação na gengiva, infecção crônica, cistos ou tumores na região.

Como você pôde perceber, as dúvidas sobre o siso são variadas, mas você não precisa ter medo. Esse dente pode nascer normalmente e sem interferir na gengiva ou na arcada dentária.

E como está o seu último molar? Ele já nasceu ou precisa de algum cuidado especial? Se tiver qualquer dúvida, marque sua consulta agora mesmo!



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing