
É possível usar o botox para tratar o bruxismo?
Você tem o costume de ranger os dentes à noite? Acorda com dores e tem bastante sensibilidade por conta desse hábito? O botox pode ser a solução para o seu problema.
A ideia surgiu há alguns anos e ganha força entre os profissionais. Tudo porque ajuda a amenizar os sintomas e evitar falhas maiores nos dentes, como trincados e até quebras na estrutura.
Para explicar melhor como esse tratamento funciona, criamos este post com as principais informações sobre o assunto. Assim, você entenderá suas características e saberá o que fazer no seu caso. Confira!
As características do bruxismo
O bruxismo é caracterizado em pessoas que involuntariamente realizam movimentos com a boca durante o sono. Por ser uma desordem funcional, o indivíduo range os dentes e gera atritos, que causa desgastes nas coroas dentárias e até problemas maiores, como fissuras.
O movimento é derivado dos músculos temporal e masseter. Ambos são responsáveis por fechar e apertar a mandíbula. Quem apresenta ou desenvolve bruxismo tem uma alteração de intensidade e de parafunção, o que significa que há um deslocamento do processo normal da mastigação.
Entre os sintomas sentidos pela pessoa que tem bruxismo são dores:
- de cabeça e na face;
- nas articulações;
- dentárias.
O bruxismo ainda ocasiona o apertamento forçado dos dentes, que aumenta as dores musculares na região da face. Esse problema pode ser derivado de diferentes razões, como má oclusão. Por isso, é um dos mais difíceis de serem tratados, já que inexiste causa específica.
O botox na ajuda ao bruxismo
O botox é gerado da toxina botulínica e, primeiramente, foi implementado em tratamentos estéticos. Seu objetivo é reduzir marcas de expressão. No entanto, também há grandes benefícios para quem tem problemas de bruxismo.
Basicamente, essa substância é um bloqueador neuromuscular. Na prática, ao inserir determinada quantidade na região, a comunicação entre o nervo e o músculo é interrompida, o que tende a evitar os movimentos com a boca durante a noite.
Mais precisamente, o ato de inserir o botox nos músculos é uma forma de aliviar os sintomas, principalmente a dor. Apesar desses benefícios, é importante que um profissional avalie o caso com cuidado.
O tratamento com o botox
Somente um dentista pode avaliar a necessidade e a importância de usar essa substância para aliviar os sintomas. De toda forma, é possível verificar mudanças na força excessiva produzida pela pessoa durante o sono.
Os resultados geralmente aparecem entre duas e três semanas. Já a duração é de quatro a seis meses, ou seja, o custo-benefício é interessante, especialmente porque a prática é indolor e rápida.
Vale a pena destacar ainda que o bruxismo pode aparecer em qualquer idade, porque é uma alteração psíquica. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados no Portal Medicina e Saúde, esse problema afeta 15% das crianças e 30% dos adultos. E também pode surgir durante o dia, sendo que, nesse caso, tem o nome de briquismo.
Em qualquer um dos casos, consulte o seu dentista, porque ele é o profissional que poderá identificar a necessidade do botox e os problemas que o bruxismo causa aos seus dentes.
E você, acredita que sofre de bruxismo ou quer apenas fazer uma avaliação com um profissional especializado? Entre em contato conosco e agende sua consulta!