23/07/2018
Irrupção Dentária – Saiba mais sobre o assunto

Cronologia de irrupção dentária:  A sequência da dentição de leite, chamada de decídua, é a mesma para os maxilares e para a mandíbula. Ela ocorre da seguinte maneira:

• Primeiro molar.
  • Segundo molar.

Já a dentição permanente tem a seguinte erupção da mandíbula:

• Primeiros molares.
  • Primeiros pré-molares.
  • Segundos pré-molares.
  • Segundos molares.
  • Terceiros molares.

Para os maxilares, a erupção da dentição é a seguinte:

• Primeiros molares.
  • Primeiros pré-molares.
  • Segundos pré-molares.
  • Segundos molares.
  • Terceiros molares.

O conhecimento da irrupção dentária permite sobretudo que o dentista pediátrico conheça quais dentes são de leite e quais são os permanentes. Ale´me disso, essa ordem cronológica pode ter alterações, com isso o odontopediatra está apto a acompanhar esse período de várias mudanças no meio bucal e à orientar os responsáveis.

Irrupção dentária: quais são os principais problemas dentários na infância?

Esse período da vida costuma ser sobretudo o mais complicado e no qual surgem os principais problemas. Eles costumam ser os seguintes.

Cáries e placa bacteriana

Esses problemas são sobretudo derivados da higienização ruim dos dentes além do consumo excessivo de alimentos com alta concentração de açúcares. Portanto, essa situação gera a placa bacteriana que, com o tempo, ocasiona o surgimento da cárie.

Geralmente, ela aparece na forma de manchas opacas e brancas, e em crianças especialmente próximo à gengiva. Esse cuidado é necessário ainda nos dentes de leite, para prevenir a doença, já que as complicações podem causar dor e exigir tratamento de canal.

Com o surgimento dos primeiros dentes, a mãe já deve fazer a limpeza com uma escova adequada para a idade e com a pasta de dente indicada.

Fluorose

O surgimento de manchas brancas ou marrons nos dentes é sobretudo ocasionada pela fluorose, que se caracteriza pelo excesso de flúor nos dentes. Portanto, essa situação ocorre normalmente na mudança para os dentes permanentes, que ficam manchados. O Um dos tratamentos é o clareamento, que é pouco recomendado para crianças. Outra opçaõ é a microabrasão. Mas é importante um correto diagnóstico, com isso planejar o tratamento mais indicado.

Perda precoce dos dentes

A queda antecipada dos dentes de leite pode deixar a criança sem essa estrutura durante um longo período. Esse cenário pode afetar a posição dos dentes restantes, causar a perda de espaço e também a mastigação, e até ocasionar o desalinhamento dos dentes que vierem posteriormente.

Desalinhamento e má oclusão

Os dentes tortos e os problemas de encaixe são comuns em crianças e muita das vezes são decorrentes de hábitos de sucção não nutritivas (chupetas, bicos) e se traduzem em mordida profunda, cruzada ou aberta. O tratamento mais comum é a ortodontia preventiva, ou seja, o uso de aparelhos dentários.

Conheça sobre a Mais Vida