• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

22/11/2018
Lentes de contato para os dentes: tudo que você precisa saber

Lentes de contato para os dentes: tudo que você precisa saber

Não é exatamente uma novidade, mas muita gente desconhece as lentes de contato para os dentes. Esse recurso é bastante utilizado pelos dentistas para realizar tratamentos estéticos e garantir um sorriso bonito e saudável.

 

Na maioria dos casos, as lentes de contato são indicadas para melhorar o visual dos dentes mal posicionados, que estão escurecidos ou quebrados. Assim, as imperfeições desaparecem e a pessoa aumenta sua autoestima.

 

Mas será que essa técnica serve para todo mundo? Como ela funciona? O que é preciso saber antes de optar por esse procedimento? É o que vamos responder neste miniguia. Acompanhe!

O que são as lentes de contato para os dentes?

As lentes de contato dentais têm espessura entre 0,2mm e 0,4mm e cobrem a parte da frente do dente, conhecida por região vestibular. É um trabalho estético que proporciona resistência e proteção, além de ser bastante durável e ficar com um aspecto natural.

 

O material usado para a fabricação das lentes é o dissilicato de lítio. Ele é grudado ao dente com materiais eficientes, depois de ser feito um desgaste que varia de 0,2mm a 1,5mm. Em alguns casos, essa etapa é desnecessária e toda a estrutura natural é mantida.

Quando é recomendado colocar as lentes de contato nos dentes?

A indicação é feita principalmente para quem tem dentes em formato inadequado, com cores indesejadas ou com tamanho irregular. No entanto, essa técnica também serve para corrigir a posição.

 

Outras indicações são:

  • fechamento de espaços, conhecidos como diastemas;
  • alongamento dos dentes;
  • aumento de volume, isto é, largura.

 

De modo geral, essa técnica é recomendada para casos em que é preciso alterar a estética dentária. Sua vantagem é fazer um desgaste leve no dente, ou até mesmo ignorar essa etapa.

 

Antes das lentes, era feita uma degradação tão grande que, em muitos casos, era necessário fazer o tratamento de canal antes do procedimento para evitar que o doente doesse e o trabalho fosse perdido.

Quem deve evitar esse procedimento?

Antes de colocar as lentes de contato nos dentes, é preciso passar por um exame clínico em um dentista especializado. Se for constatado algum problema, o procedimento pode ser inviabilizado.

 

Os imprevistos mais comuns que surgem nessa avaliação são:

  • perda significativa de estrutura dental sadia;
  • existência de trincas ou fraturas;
  • existência de cáries;
  • surgimento de manchas acentuadas;
  • identificação de bruxismo não tratado;
  • detecção de dentes com canal tratado.

 

O que fazer para colocar a lente de contato nos dentes?

O primeiro passo é consultar o dentista de sua confiança e fazer a avaliação geral da boca. Quando estiver tudo certo, será feita uma moldagem por meio de scanner bucal ou método tradicional. O protético ou um programa de computador desenharão as mudanças necessárias.

 

Depois de feitos os ajustes, o paciente visualiza junto com o profissional e chega a um consenso em relação a formato, cor, posição e tamanho. Os dentes são preparados e as lentes são fabricadas para colocação.

 

O processo é simples para o paciente e requer um dentista especializado, porque o encaixe precisa ser perfeito. Por isso, são necessárias várias consultas. Também pode ser necessário anestesiar o local, especialmente quando o desgaste for significativo e chegar à dentina.

Quais são os cuidados necessários depois de colocar as lentes de contato para os dentes?

Os exames feitos antes de colocar as lentes de contato garantem que sua saúde bucal está em dia. Além disso, podem ser indicados tratamentos complementares, como o clareamento dental.

 

Depois de fazer o procedimento, é necessário ter um cuidado redobrado com a higiene. Faça consultas periódicas ao dentista e verifique se está tudo correto. Assim, as lentes duram mais de 15 anos.

 

Todas essas informações evidenciam que as lentes de contato para os dentes são uma alternativa interessante, desde que o procedimento seja feito por um profissional especializado. Quando feito com cuidado, o resultado é excelente!

 

E você, também ficou interessado em conhecer melhor o procedimento e saber se pode implantar as lentes de contato para ter um sorriso mais bonito? Marque sua consulta na Mais Vida Odontologia e converse com nossos profissionais!

 



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing