
Limpeza dos dentes com aparelho – Dicas para efetuar corretamente
Muitas pessoas usam aparelho ortodôntico hoje em dia. Boa parte é composta por crianças e adultos. E é aí que surge um problema: como fazer corretamente a limpeza dos dentes?
É evidente que apenas escovar é insuficiente. Alguns resíduos só podem ser retirados com fio dental, mas essa possibilidade é muito mais complexa quando tem um aparelho.
Então, o que fazer? Neste post apresentamos 5 dicas para limpar os dentes com aparelho e, assim, evitar o surgimento de cáries, mau hálito e outros problemas dentários.
Então, que tal conferir as sugestões?
1. Compre uma escova
Limpar os dentes é uma obrigação diária, ainda mais se você usa aparelho. Uma escova especial faz toda a diferença, porque ajuda a passar pelos ferros da boca.
O ideal é ter uma escova comum com cerdas macias e outra especial, que tem um formato cilíndrico ou cônico, o que facilitará entrar nos espaços vazios e lugares mais difíceis.
Lembre-se de escolher uma escova com tamanho e formato adequados à sua boca para garantir uma ampla higiene oral. Ela deve ter uma cabeça menor e cerdas em V, mais curtas no centro. Essa característica pode fazer as cerdas alcançarem as superfícies dos dentes e braquetes.
Além disso, evite usar escovas esgarçadas. Troque a cada 3 ou 4 meses para garantir a máxima limpeza.
2. Prepare a escova para fazer a limpeza dos dentes
O ideal é manter a escova sob água corrente e colocar somente um pouco de pasta. Isso é suficiente para fazer uma boa higienização de dentes e gengivas.
Use creme dental com flúor, que fortalece os dentes e elimina a placa que fica acumulada quando a higiene com aparelho é precária. Vale a pena usar uma pasta que ajuda a diminuir a sensibilidade, porque o aparelho pode causar esse problema.
3. Escove os dentes em 4 partes
A boca deve ser dividida em pelo menos 4 quadrantes: superior, inferior, direito e esquerdo. Você deve começar a escovação pela parte que achar melhor. Lembre-se de limpar também a língua e o céu da boca.
Coloque a escova em um ângulo de 45º e faça o movimento da gengiva para os dentes para remover a placa bacteriana. Lembre-se de higienizar a parte inferior deixando a escova em ângulo vertical.
4. Use o fio dental
Por mais que seja difícil, é imprescindível adotar esse hábito. Caso não utilize o fio dental, o resultado será placa bacteriana, cáries, mau hálito, gengivite e outros problemas.
Retire um pedaço mais longo de fio, de aproximadamente 45 cm. Passe entre a gengiva e o arame do aparelho com movimentos suaves.
O dentista também pode indicar o tipo de fio que deveria ser utilizado no seu caso. A limpeza ainda pode ser feita pelo passa-fio, que tem uma agulha presa ao fio dental e facilita sua passagem pelos dentes.
5. Use enxaguantes bucais
Como a limpeza dentária não é tão simples para quem usa aparelho, o enxaguante bucal é uma boa alternativa. Ele reduz o aparecimento de cáries e manchas brancas.
Ainda assim, o fio dental e a escovação precisam ser adotados, porque somente a ação mecânica é capaz de retirar toda a placa bacteriana e evitar problemas futuros, inclusive na raiz do dente.
Dessa forma, fica claro que é possível fazer uma adequada limpeza dos dentes. Mas é importante adotar os recursos que apresentamos e seguir as dicas para garantir a máxima remoção de impurezas.
E você, gostou de compreender esse assunto? Conheça nossos serviços e agenda agora sua consulta.