• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

17/07/2018
Língua geográfica: o que é e como tratar?

Língua geográfica: o que é e como tratar?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas já deve ter visto uma língua geográfica. Ela é caracterizada por algumas lesões nesse músculo, que parecem alguns cortes e formam uma espécie de mapa devido a suas bordas irregulares.

 

Apesar de parecer perigosa, essa é uma doença benigna e que não causa grandes prejuízos. Ainda assim, é importante tratá-la para garantir que a língua esteja totalmente saudável.

 

Neste post vamos explicar melhor o que é esse distúrbio, quais são seus sintomas e como evitar a situação. Acompanhe!

O que é a língua geográfica?

O nome técnico dessa condição é glossite migratória benigna ou glossite areata esfoliativa. Ela afeta entre 1% e 2% da população e se caracteriza como uma doença bucal. No entanto, é benigna e pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas com mais frequência nos primeiros anos de vida. Nesses casos, costuma desaparecer até os 7 ou 8 anos.

 

Uma das características principais dessa doença é a língua cortada, já que há lesões erosivas eritematosas, ou seja, avermelhadas. As bordas são irregulares, levemente salientes e com aspecto cinzento-esbranquiçadas.

 

Por isso, é comum também ter língua branca. As placas podem aumentar de tamanho e também é possível ocorrer descamação das papilas linguais filiformes, que têm uma função abrasiva e formato cônico.

 

Já as papilas fungiformes, que têm formato de cogumelo e função gustativa, ficam elevadas. Porém, é importante destacar que as lesões podem mudar de forma, tamanho e localização rapidamente, em apenas algumas horas ou até minutos.

Quais são os sintomas da língua geográfica?

Essa doença pode aparecer durante algumas horas ou durar várias semanas. Também pode regredir automaticamente e reaparecer em seguida. As lesões não causam alterações no paladar, mas podem haver algum desconforto.

 

É comum ficar com a língua ardendo, com a sensação de queimação ou sensível a alguns tipos de alimentos, como os picantes, cítricos, ácidos e alcoólicos. Também pode haver algum nível de dormência.

 

Porém, em casos mais agudos, o distúrbio se porta como qualquer outra doença da língua. Isso significa que pode haver problemas com a alimentação e até um pouco de dificuldade na fala.

 

Nessas situações, pode ser recomendado o uso de anestésico tópico ou anti-inflamatórios. Por isso, é fundamental consultar o dentista para garantir que os cortes na língua sejam realmente benignos.

Quais são as causas e o diagnóstico?

Não existe uma causa específica para o aparecimento dessa condição. Os especialistas acreditam que pode estar relacionada a:

 

  • alimentos condimentados ou quentes;
  • álcool ou fumo;
  • estresse;
  • hereditariedade, especialmente de quadros de manifestações alérgicas, como asma, rinite e urticária;
  • doenças dermatológicas, como psoríase.

 

O diagnóstico deve ser feito por um dentista, que fará uma análise clínica para verificar as características das lesões, principalmente porque mudam de local e forma. Se necessário, será solicitado um exame de cultura e biópsia.

 

O tratamento depende da condição. A cor normal da língua deve voltar em pouco tempo, mas o profissional pode indicar alguma terapêutica sobre os sintomas.

 

Nesse período, é importante evitar alimentos excessivamente condimentados ou muito quentes para não ter irritações. Ainda pode ser indicado algum enxaguante bucal específico.

 

Perceba que é impossível impedir o surgimento completo dessa condição. Mas se não é uma condição hereditária, o equilíbrio com os alimentos quentes e os temperos é essencial.

 

Assim, a língua geográfica é uma doença fácil de ser tratada. Ela não requer preocupação, mas é importante estar sempre em contato com um dentista qualificado para evitar problemas.

 

Então, que tal conferir se está tudo bem com a saúde da sua boca? Conheça nossos profissionais e marque sua consulta agora mesmo.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing