• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

17/08/2018
Má oclusão na infância: os cuidados que os pais precisam ter

Má oclusão na infância: os cuidados que os pais precisam ter

Má oclusão na infância: Com certeza você já deve ter visto alguma criança ou até mesmo adultos com a mordida errada. Esse problema deve ser resolvido ainda nos primeiros anos de idade. A questão é: quais cuidados são necessários com a má oclusão na infância?

A resposta recai sobre vários fatores. Afinal, é nesse período que se torna mais fácil solucionar os problemas e evitar complicações no futuro.

É por isso que criamos este post. Aqui, vamos listar os itens de atenção que você precisa ter com seus filhos para assegurar a prevenção desse problema.

Então, que tal conferir?

O que é a má oclusão na infância?

A oclusão dentária é caracterizada pelo encaixe adequado entre maxilares e dentes. Por isso, é essencial para garantir o máximo de eficiência nas funções bucais, como a mastigação.

Quando ocorre a má oclusão, vários problemas podem ser gerados, como:

  • desequilíbrios mastigatórios;
  • problemas nas articulações têmporo-mandibulares;
  • atrofia da arcada;
  • alterações oclusais;
  • assimetria facial;
  • mudanças no desenvolvimento das estruturas da face e boca.

Por que a infância é o melhor momento para tratar o problema?

Esse período da vida é ideal para prevenir a má oclusão e começar a correção, quando algum desvio for identificado. Assim, é possível evitar prejuízos maiores na fase adulta e alcançar resultados dentários melhores.

O tratamento para a criança pode partir de um planejamento personalizado e que considera todos os aspectos de seu crescimento. Essa medida permite ou até eliminar a possibilidade de uso de aparelhos ortodônticos mais para frente.

Além disso, contribui para diminuir a necessidade de extrair dentes permanentes por falta de espaço. Em suma, a arcada dentária da criança se desenvolve adequadamente e sem grandes problemas.

Quais cuidados são necessários?

A má oclusão pode ser evitada e prevenida a partir de algumas atitudes simples. É importante que os pais tenham atenção, porque o tratamento pode ser feito a partir dos 3 anos, dependendo do problema.

Se a intervenção for executada ainda antes dos 6 anos, é muito melhor, porque a resposta ao tratamento é mais rápida. Portanto, nunca espere para que a criança substitua os dentes de leite pelos permanentes, porque os desvios podem se agravar.

Além disso, é preciso atentar aos fatores causadores.

 

Eles podem ser:

 

  • locais, por exemplo, extração precoce dos dentes, cárie;
  • funcionais, como deglutição, respiração, mastigação e sucção;
  • ambientais, caso das posições de dormir e mamar e mais.

Por isso, cuide para que seu filho não tenha hábitos nocivos, como respirar pela boca, sugar o dedo e mastigar de maneira inadequada.

O aleitamento materno também contribui para uma boa oclusão, porque ele auxilia o crescimento mandibular devido aos exercícios dos músculos faciais realizados durante a amamentação.

Quando a introdução de alimentos começar, cuide da mastigação. Perceba que os alimentos devem ser cortados com os dentes posteriores. Por isso, evite oferecer apenas alimentos liquidificados, passados na peneira ou pastosos. Frutas macias em pedaços são boas opções.

No momento em que a criança começar a comer alimentos salgados, ofereça bifes, frango etc. para exercitar a musculatura da sua face.

Se mesmo assim seu filho parecer ter algum problema, marque uma consulta na Mais Vida Odontologia, nossos profissionais estão prontos para te atender e indicar o melhor tratamento.

Tomando esses cuidados, a má oclusão na infância deixará de ser um receio constante e seu filho terá uma saúde bucal melhor. No futuro, isso se reflete em qualidade de vida.

E você, ainda tem curiosidade de saber sobre as precauções com a dentição nos primeiros anos? Leia 5 dicas que você precisa saber sobre odontologia para bebês.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing