• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

08/06/2018
Quando levar a criança ao dentista?

Quando levar a criança ao dentista?

Você já parou para se perguntar quando é o melhor momento para levar a criança ao dentista? Muitas pessoas podem acreditar que é somente depois de nascerem os dentes permanentes. Outros podem optar após o surgimento da primeira dentição. Mas o que é realmente válido?

A saúde bucal deve ser cuidada desde cedo. Portanto essa atitude é fundamental para garantir sobretudo uma boa higiene oral e evitar que a criança tenha cáries e outros problemas dentários.

Portanto, para entender melhor a idade correta para ir ao dentista, neste post explicaremos qual o melhor momento de fazer a primeira consulta e as vantagens de comparecer ao consultório desde pequeno.

Vamos lá?

Quando levar a criança ao dentista?

Essa é uma pergunta crucial e que ronda a mente de todas as mães. Afinal, pode parecer estranho levar um bebê ao médico dentista, já que ele ainda tem poucos dentes ou até mesmo nenhum.

Porém, é exatamente no primeiro ano de vida que se torna recomendável adotar essa atitude. Essa é a fase da vida em que os hábitos de amamentação, alimentação, higiene bucal e sucção de bicos e mamadeiras são estabelecidos — e interferem significativamente quando são desequilibrados.

Além disso, nesses casos, é comum aparecerem cáries, maloclusões (irregularidades dentárias que impedem os dentes de se encaixarem corretamente) e problemas gengivais. Por isso, é importante consultar um dentista para identificar potenciais problemas e estabelecer rotinas que contribuirão para uma boa saúde bucal.

As consultas regulares desde cedo também assegurarão o correto crescimento da dentição. Portanto, o recomendável é levar a criança para sua primeira consulta assim que os primeiros dentes despontarem.

Nesse momento, o profissional da odontopediatria indicará a regularidade das consultas, que tende a ser a cada 6 meses. É nessas visitas ao dentista que será aplicado o flúor, bem como identificadas e tratadas possíveis cáries.

Outras situações em que é indicado encaminhar a criança à consulta odontopediátrica são:

  • surgimento de sangramento da gengiva;
  • processo de deterioração do dente, que se torna escuro e/ou podre;
  • choro do bebê no momento em que come ou higieniza os dentes;
  • quebra do dente.

Quais são as vantagens de levar a criança ao dentista desde pequeno?

Os procedimentos de rotina odontológica são excelentes para garantir a saúde bucal presente e futura da criança. Além disso, essa deve ser uma forma de reforçar o vínculo com o profissional para evitar possíveis traumas e medos.

Afinal, o mais comum é a criança ser levada ao consultório quando já está com algum problema, o que pode causar dor durante o atendimento. Também existe uma apreensão maior, até mesmo devido à quantidade de procedimentos que podem ser realizados.

Tenha em mente que essa é a melhor maneira de garantir um adulto mais consciente e que realiza um acompanhamento profissional constante. Além disso, a higiene oral é fortalecida com atitudes corretas e realmente indicadas por especialistas da área.

Como escovar os primeiros dentinhos?

A indicação de dentistas é realizar a higiene bucal desde o nascimento. Ainda antes do aparecimento dos dentes, pode ser feita a limpeza de gengivas, bochechas e língua do bebê com compressa ou gaze úmidas, sempre duas vezes ao dia.

Ainda é um procedimento recomendado higienizar os dentes duas vezes ao dia após o nascimento. Antes de 1 ano, apenas com a escova. Depois dessa idade, com creme dental próprio.

Assim, você garante que o seu filho tenha o melhor atendimento odontológico, com verificações constantes e que surtirão efeitos positivos no futuro. Agora, você já sabe quando levar a criança ao dentista e pode agir corretamente.

Gostou de conhecer melhor esse assunto? Aproveite e marque a consulta para seu filho em uma de nossas unidades.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing