• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

03/08/2018
Saúde bucal na gestação: 5 cuidados que você deve tomar

Saúde bucal na gestação: 5 cuidados que você deve tomar

Quando você está grávida, muitas pessoas recomendam o que você deve fazer para garantir que o bebê se desenvolva adequadamente e nasça forte e saudável. Mas pouca gente aponta que os cuidados com a saúde bucal na gestação também são necessários.

Por mais que essa indicação seja válida para qualquer momento da vida, é primordial durante a gravidez. E você sabe por quê? Talvez pareça estranho, mas a saúde da sua boca é determinante para o bem-estar do seu filho.

Afinal, tudo está interligado e qualquer problema que ocorra no seu organismo pode afetá-lo por meio do cordão umbilical. Então, como garantir que tudo estará em dia? Basta seguir as 5 dicas que trazemos neste post.

Então, que tal conferi-las?

1. Faça um acompanhamento odontológico junto ao pré-natal

Qualquer pessoa dirá que uma mulher grávida precisa ir frequentemente ao médico para fazer os exames necessários. No entanto, as visitas ao dentista também são fundamentais para assegurar a higiene bucal.

O que justifica essa recomendação é o fato de a boca ser a porta de entrada para muitas bactérias e micro-organismos que causam doenças. Assim, se algo impactar a sua saúde bucal durante a gestação, o bebê em desenvolvimento também pode sofrer.

2. Tenha cuidados maiores com a higiene bucal

A gestação é um período que facilita o aparecimento de doenças bucais. Por isso, é necessário redobrar os cuidados e escovar os dentes a cada refeição.

Isso acontece porque a grávida costuma se alimentar com mais frequência. Se ela não seguir as recomendações à risca, corre o risco de ter diferentes doenças, como gengivite, placa bacteriana e cárie.

3. Atente a qualquer diferença na saúde bucal na gestação

Os hormônios interferem em todo o funcionamento do organismo, especialmente na gestação. Nesse caso, eles podem causar inflamações e sangramentos na gengiva. É importante destacar que é comum ocorrer isso durante a gravidez, mas é necessário verificar a frequência.

O refluxo é outra situação que impacta a saúde da mulher, já que causa enjoos e vômito. Como o ácido do estômago volta para a boca, ele pode danificar os dentes, especialmente a erosão do esmalte. Se ocorrer muitas vezes, pode até causar perda estrutural dentária.

4. Evite alguns procedimentos

O tratamento dentário pode exigir a realização de alguns exames e procedimentos, mas nem todos são liberados. O raio-X, por exemplo, deve ser evitado. Se for indispensável, garanta a proteção por uma capa de chumbo, que protegerá o bebê da radiação.

Já os medicamentos devem ser tomados exatamente conforme indicação do médico ou do dentista, já que o excesso pode impactar a saúde da criança.

Por fim, a anestesia pode ser utilizada, mas com cuidado. É importante que o profissional escolha o anestésico adequado, porque há diferentes percentuais de vasoconstritores. O ideal é que sejam aplicados na gestante somente aqueles com menor concentração da substância.

5. Assegure-se de evitar a periodontite

A inflamação do tecido que fica ao redor dos dentes pode fazer com que as bactérias passem para a corrente sanguínea. Com isso, pode haver aumento da produção de prostaglandinas, que causam contrações no útero e podem levar ao parto prematuro ou aborto espontâneo.

Em resumo, o ideal é ir ao dentista antes mesmo de engravidar. Mas se não for possível, faça um acompanhamento desde a primeira semana. Caso seja necessário realizar algum tratamento, verifique com o profissional a possibilidade de aguardar o período entre a 16ª e a 24ª semana. Assim, você garante uma maior saúde bucal na gestação e o bem-estar do seu filho.

O que achou desse tema? Se gostou das informações, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras mulheres a se prepararem para esse momento!

Após o nascimento do bebê procure o Odontopediatra.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing