• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

14/12/2018
Tratamento com sedação: o que é e como funciona?

Tratamento com sedação: o que é e como funciona?

Muita gente tem medo de dentista. Mas não é mais preciso sofrer por causa disso — muito menos deixar de comparecer à consulta.O tratamento com sedação é a arma contra esse problema.

O nome pode parecer estranho e até causar certo receio. No entanto, a ideia é deixar o paciente consciente, apesar de mais calmo para fazer o procedimento necessário.

Para explicar melhor como funciona a sedação na odontologia comum e na odontopediatria, neste post explicaremos o que significa esse conceito, para que serve e quando é interessante utilizá-lo.

Confira!

 

O que é tratamento com sedação?

O nome correto para esse tratamento é analgesia inalatória consciente e consiste em uma técnica que utiliza o óxido nitroso e o oxigênio como gases medicinais para deixar o paciente mais tranquilos.

Sem associação a outros remédios, essas duas substâncias levam a pessoa a um estado leve de sedação, em que o paciente permanece consciente e de olhos abertos, porém mais relaxado.

Ao passar pelo tratamento com o uso de sedação, você é capaz de conversar com o dentista, responder suas perguntas e fazer tudo normalmente. No entanto, tem menos capacidade de sentir dor e permanece mais calmo. Com isso, a administração da anestesia é quase que indolor e imperceptível.

Como funciona o tratamento com sedação?

Essa técnica é utilizada para tranquilizar o paciente durante tratamentos odontológicos. Pode ser usada em adultos e crianças, desde que o dentista seja habilitado a utilizar os gases sedativos. Além disso, o profissional deve fazer os exames iniciais para garantir que não existem problemas ou doenças que impeçam o uso do procedimento.

Durante o tratamento com sedação, o paciente é monitorado por meio de um oxímetro de pulso, aparelho que mensura a dosagem de oxigênio no sangue. Essa prática é importante, porque a inalação dos dois gases leva a uma pequena depressão do córtex cerebral. Isso faz o paciente se manter acordado e responsivo, porém deve ser monitorado para garantir o bom funcionamento do organismo.

Vale a pena destacar que o óxido nitroso elimina a ansiedade e o medo de forma progressiva, o que aumenta a autoconfiança do indivíduo. Da mesma forma, leva a uma sensação de relaxamento. No 5 minutos finais, o paciente recebe oxigênio para voltar ao normal.

A mistura de gases tem uma concentração de, no máximo, 70% de óxido nitroso. Com um profissional habilitado, essa técnica é bastante segura, sendo considerada uma das principais para garantir a tranquilidade do paciente.

 

Para que serve o tratamento com sedação e quando utilizá-lo?

Essa técnica — e outras que levam ao mesmo resultado — sempre têm o objetivo de deixar o paciente mais tranquilo para encarar a visita ao dentista. Os relatos são bastante positivos. Os adultos indicam que se sentem mais confortáveis e sem medo, ao mesmo tempo que perdem a noção do tempo.

Por sua vez, as crianças se sentem flutuando na cadeira. Por isso, apelidaram o tratamento de “gás do astronauta”. Por esse motivo, nos Estados Unidos, a sedação é mais utilizada em crianças do que em adultos.

Devido a todos esses fatores, esse procedimento é altamente indicado para quem tem muito medo do dentista. No entanto, vale a pena ressaltar que o profissional deve ser habilitado. É isso que determina a resolução 051/2004 do Conselho Federal de Odontologia.

Seguindo essa determinação, fica claro que o tratamento com sedação é uma excelente opção para pacientes com receio de dentista. Assim, você mantém um sorriso bonito e saudável e deixa o medo para trás.

Gostou desse tratamento? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e conte pra gente se você também precisa da sedação para melhorar sua visita ao dentista.



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing