• IBIRITE - (31) 3533-1577 | (31) 3533-1921

  • SARZEDO - (31) 3577-7457

Whatsapp Ibirité
(31) 98803-3810

Whatsapp Sarzedo
(31) 98803-3939

Blog

Mantenha-se atualizado

24/08/2018
Uso indiscriminado de clareadores comprados na internet

Uso indiscriminado de clareadores comprados na internet

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) é contra e já explicou os motivos, mas os clareadores comprados na internet continuam sendo usados pelas pessoas. Com a vontade de ter um sorriso branco e que chama a atenção, muita gente coloca a saúde em risco e ignora os danos causados por essa atitude.

A justificativa para essa decisão é que o clareamento dental profissional é caro. Mas será que vale a pena pagar barato? A resposta é não, como você verá neste artigo. Afinal, várias questões estão implicadas e nem todo paciente é passível de passar por esse procedimento.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O clareamento dental

Com o passar dos anos, os dentes costumam ficar amarelados. Esse é um processo normal, mas que incomoda muitos pacientes, porque todos querem ter um sorriso bonito, não é mesmo?

É nesse momento que os clareadores podem ser usados para restaurar a cor original dos dentes. Por meio de uma técnica específica, é possível aumentar sua satisfação com o sorriso sem causar danos à boca.

O clareamento pode ser executado de duas formas:

  • caseira: o dentista informa o que o paciente deve fazer e a pessoa insere o agente químico dentro de uma moldeira adaptável. O tratamento é acompanhado por visitas periódicas;
  • no consultório: o dentista aplica o agente químico diretamente nos dentes com um laser e protege gengiva, lábios e bochecha para evitar queimaduras. O procedimento é feito em apenas uma sessão.

Qualquer uma das alternativas é válida. O problema acontece quando o clareamento é feito sem a supervisão de um dentista profissional. É aí que os imprevistos podem acontecer.

Os possíveis danos dos clareadores

Essas substâncias podem ser vendidas por qualquer pessoa, segundo a legislação brasileira. A única restrição é seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na internet, é ainda mais fácil encontrar os agentes, inclusive alguns sem a recomendação do órgão federal.

Os kits podem ser encontrados por preços relativamente acessíveis, entre R$100 e R$200. No entanto, os danos podem ser irreversíveis. Eles podem ir de inchaço na gengiva até sangramento, manchas e surgimento de doenças.

Esses problemas acontecem porque o clareamento dental caseiro é feito sem supervisão e sem contar com uma moldeira aprovada por um profissional. O paciente também coloca a quantidade de agente que considera suficiente, mas pode ser excessivo e prejudicar os dentes.

Entre os danos potenciais estão:

  • inchaço da gengiva devido à moldeira inadequada;
  • sangramento da gengiva porque o molde machuca a boca;
  • retração da gengiva, que deixa a raiz dos dentes à mostra;
  • perda de papila, isto é, da gengiva que fica entre os dentes;
  • inflamação de bochechas e lábios;
  • piora de casos de úlcera gástrica e gastrite;
  • surgimento ou aumento da sensibilidade;
  • ocorrência de lesões em tecidos moles;
  • aparecimento de manchas nos dentes por uso inadequado da substância;
  • inflamação nas camadas internas dos dentes, situação que provoca dores.

A importância de ter a ajuda de um profissional

O apoio de um dentista é a única maneira de fazer um clareamento seguro. O profissional usará materiais adequados e na quantidade certa, além de poder indicar exatamente o que você precisa fazer para evitar danos.

Ele ainda verificará se existe algum problema que precisa ser tratado antecipadamente. É o caso da placa, do tártaro ou da gengiva com sangramento. Além disso, analisará se você faz um tratamento médico sistêmico, se está grávida, amamentando ou tem menos de 18 anos. Todas essas situações impedem o procedimento, por questões de segurança.

Por isso, fazer o clareamento dental é uma ótima alternativa. Ele melhora sua autoestima, deixa seu sorriso mais bonito e traz mais autoconfiança. Porém, para evitar problemas, precisa ter o acompanhamento médico.

É assim que você mantém sua saúde bucal e garante um sorriso maravilhoso! É o que deseja? Então, esqueça os clareadores vendidos na internet e marque sua consulta agora mesmo!

Agende seu horário acessando nosso site e veja com nossos profissionais qual tratamento é o mais adequado para o seu caso!



Assine nossa
newsletter



Assign a menu in the Right Menu options.
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing